Amílcar Tavares

Cidade Velha

by Amílcar Tavares on 28/06/2009

cidade velha

Foi a partir de Cabo Verde que se criou este conceito, esta forma de estar no mundo que é ser crioulo. E é a partir de Cabo Verde que nasceram as diversas nações crioulas espalhadas pelo mundo dos dois lados do Atlântico. Mas também é um local de memória para aquilo que foi um dos maiores crimes da humanidade que foi o tráfico de escravos. Portanto a Cidade Velha está intimamente ligada a vários aspectos positivos e negativos da história da humanidade.

- José Armando Duarte, Embaixador de Cabo Verde na UNESCO.

Via Rádio ONU

Créditos da foto: Deivis. Usada sob licença Creative Commons.

Gostou deste post? Também vai gostar destes:

  1. Cidade Velha Créditos da foto: F H Mira. Usada sob licença...
  2. Cidade Velha Créditos da foto: F H Mira. Usada sob licença...
  3. Retrospectiva do ano 2009: Os factos que marcaram o ano em Cabo Verde Quando o ano chega ao fim, é comum relembrar...
  4. Cidade da Praia Créditos da foto: Publicada com a permissão do autor...
  5. Crianças da Cidade da Praia This is the excerpt of your first post template......
Gostou deste artigo? Então considere a subscrição, recebendo todos os conteúdos publicados no seu email. É rápido e gratuito! 

{ 3 trackbacks }

Retrospectiva do ano 2009: Os dez posts mais acessados no AmilcarTavares.com durante o ano — Blog do Amílcar Tavares
01/01/2010 at 00:02
Retrospectiva do ano 2009: Os dez posts mais comentados no AmilcarTavares.com durante o ano — Blog do Amílcar Tavares
01/01/2010 at 15:01
Retrospectiva do ano 2009: Os factos que marcaram o ano em Cabo Verde — Blog do Amílcar Tavares
04/01/2010 at 09:03

{ 36 comments… read them below or add one }

1 Orlando Alcobia 28/06/2009 at 10:12

Só peca por tardio!!!

Pena é não acreditar que "turisa tipo" dos all inclusives, o turista "burro", larguem as suas espreguissadeiras à beira da piscina e as suas margaritas para irem cultivar o seu espirito na Cidade Velha!

Mas optima oportunidade para se pensar em começar a explorar outros tipo bem mais vantajosos de turismo!

Reply

2 AmilcarTavares 28/06/2009 at 12:41

Concordo em parte consigo. O turismo do "bronzeado na praia" oferecido pelas agências é redutor das potencialidades históricas. Falta a componente da descoberta histórica e cultural.

Reply

3 Ethesun 28/06/2009 at 14:33

CV de Parabéns!! CV = Cabo Verde e CV = Cidade Velha!
Concordo com os comentários anteriores… e o país devia aproveitar mais este balanço para redifinir e relançar um novo e forte turismo em CV. Cabo Verde precisa de algo consistente para crescer de forma sustentada.

Reply

4 jandir 28/06/2009 at 21:33

mikha so pa discorda 1 pouco de bo e dseb k nos criol k ta da ou oferece agencias de veagens quel turismo la, pk se no ofereces outro turismo es ta aceital e oia k turismo cultural na mundo tem tcheu valor, oia paris, londres e roma so como exemplo. mas mim ta caba pa concorda ma bo : CV= Cabo Verde é ainda governado pa amadores….

Reply

5 Miguel 29/06/2009 at 12:02

Cabo Verde está de parabéns! Concordo que CV deveria receber uma lufada de ar fresco no que respeita oa turismo. De facto, este "título", poderá servir de rampa de lançamento para esse turismo cultural. Mas sempre de forma sustentada…

Já agora parabéns Portugal, apenas pelos aspectos positivos!

Reply

6 AmilcarTavares 30/06/2009 at 18:20

Lembra-se das 7 maravilhas portuguesas? Foi muito publicitado na media lusa, mas eu não vi um único spot televisivo promocional do turismo país aproveitando a tremenda boleia! Juntando a isso a procura de destinos acessíveis por quem levou com a crise mundial em cima, então…

Enfim, coisa de amadores e incompetentes.

Com o mais que provado amadorismo com que é tratado o turismo cabo-verdiano, tão cedo não estou a ver a implementação de medidas correctas na, e sobre, a Cidade Velha que também possam contrabalançar o nocivo "sol e praia".

Reply

7 hiena 29/06/2009 at 12:55

…espero que a boa nova ,seja aproveitada de forma inteligente, sem guerras (de protogonismo), que tudo seja feito à pensar também no patrimonio humano (a populaçao) da cidade velha, e nos caboverdianos em geral,claro sem descorar do aspecto turistico ,que podera ser fonte de rendimento, e porque nao de conhecimento, criaçao de museu(s), de sitios arqueologicos de forma recuperar o passado… mesmo que nao tivesse sido indicado para patrimonio mundial a Cidade Velha tinha todas as caractristicas para se tornar numa pequena joia turistica(tanto pros de fora como para os de dentro)…

Reply

8 AmilcarTavares 30/06/2009 at 18:12

Depois de ser tachado por quase toda a blogosfera cabo-verdiana como o pior Ministro da Cultura de sempre, não sei se Manuel Veiga e o Governo vão segurar essa vontade de exibir o troféu!

A parte turística da questão será, como sempre, muito paleio e nada de mão na massa.

Reply

9 Anrafel 30/06/2009 at 21:53

Promover os locais de valor histórico é obrigação dos governos, agora se isso for feito dum ponto de vista de desfrute turístico todo cuidado é pouco. Tende-se a buscar o auxílio de publicitários e profissionais de marketing e esses gajos gente já conhece – são como Midas de estilo escatológico: tudo o que tocam vira merda.

Reply

10 jandir 01/07/2009 at 01:32

de alguem da area digo-lhe, q veja euronews ou eurosport e veja as grandes campanhas q os paises dos balcas ou mesmo o egipto esta fazendo nesses canais e ve a diferença com o q se faz em cabo verde, ou melhor com o q nao se faz em cabo verde. a culpa do toque de midas do teu estilo nao sao dos marketeers ou dos publicitarios, eles apenas mostram as pessoas as coisas, a culpa de virar merda é das pessoas q fazem o seu consumo ou o seu usufruto…. por isso cuidado com aquilo q consomes …. o olhe o teu toque… de midas ou de m….
leia o meu comentario acima e pergunte ao amilcar a minha opiniao sobre o assunto se isso nao o ulicitar. alguem da area muito descontente com a parte final do seu comentario…

Reply

11 Miguel 01/07/2009 at 18:04

O problema aqui não se trata apenas de publicidade, mas sim de condições adequadas para os visitantes.
Nos Balcãs, antes da publicidade vieram uma série de reabilitações estruturantes que criaram um novo panorama.
Ninguém virá a Santiago, CV, para visitar apenas a Cidade Velha. Mas se existirem outros atractivos muitos turistas virão para a conhecer.
Quer queiramos quer não, é o turista "burro", como alguém postou, que sustenta todo esse mundo. Quem sabe misturar Mar+Sol+Cultura, como a Croácia…
Reparem que ninguém paga 600-700€ para vir de Portugal para ver a Cidade Velha, só viagem. Mas paga 400€ para passar um fim de semana a Paris, viagem e hotel incluido, e perdoem-me, para ver muito mais.
O isolamento não é resposta para tudo, acredito que os governantes poderiam fazer bem melhor, porque cada vez mais acho que esse isolamento é criado por eles.

Reply

12 AmilcarTavares 01/07/2009 at 20:09

O Miguel tocou no ponto que acho julgo fazer toda a diferença!

A Ryanair faz Porto – Paris (Londres ou Florença, por exemplo) – Porto por menos de 50 euros, e claro está, o arquipélago está a anos-luz de qualquer um desses destinos.

Tudo corre terrívelmente mal nessa área.

Reply

13 Orlando Alcobia 08/07/2009 at 17:03

Amilcar, na minha opinião graças a Deus que nao existem LowCost para Cabo Verde! Com a politica que se está a seguir no sector do turismo as companhias Lowcost seriam o empurraosinho que falta para desmuronar o dominó! Porque sinceramente… hoje em dia os melhores destinos turisticos (e nao falo dos que mais dinheiro fazem com o turismo) escolhem os seus turistas alvo! E o turista LowCost não é o mais desejado por nenhum deles!

Reply

14 AmilcarTavares 08/07/2009 at 22:41

Percebi o seu ponto de vista. Em sua opinião, qual seria o perfil ideal do turista que Cabo Verde poderia procurar?

Reply

15 Orlando Alcobia 09/07/2009 at 10:29

Amilcar… essa e exactamente a pergunta certa para se fazer! E e nesse ponto que deve residir grande parte da preocupacao sobre o turismo berdiano neste momento. Que turista devemos ter? Mas antes de ir directamente a esse ponto deixe-me fazer algumas consideracoes.
Na minha opiniao infelizmente Cabo Verde ja nao esta em condicoes de construir uma realidade turistica de elevada qualidade para captar os melhores turistas… neste momento somente poderemos remediar as politicas que tem sido seguidas ate aqui!

16 Orlando Alcobia 08/07/2009 at 17:18

Miguel… o problema na minha opiniao é um pouco mais complexo do que as atracções que existem em Cabo Verde! A cidade da Praia até poderia ter muitissimas atracções para complementar o sol e praia!!! O problema é que o turismo quando tem como fonte de sustentação os AllInclusives (como acontece em CV) reduzem muitissimo as possibilidades de se fazer crescer outra complementariedades como o Turismo Cultural por exemplo! E quando apelido de "Turista Burro" o turista que vai para CV, é isso mesmo!!! É um turista que não tem á partida nenhuma motivação de explorar as raizes e a cultura dos paises que visita e aceita gastar esses tais 700 euros para estar confinado as paredes dos muros dos hoteis só com a preocupação de ter certas mordomias! É um turista que em si nao tras poucos beneficios directos ao pais, beneficios esses que praticamente so sao visiveis pelos impostos que as unidades hoteleiras pagam, pois nao faz girar dinheiro pela população local! Deu para entender o rotulo de "Turista Burro"??? E não é esse tipo de turista que vai gastar 400 euros para ir passar um fim de semana a Paris!

Reply

17 Anrafel 02/07/2009 at 00:02

Jandir, meu caro,

Não se irrite, não. Moro em Salvador, Bahia, Brasil e estou acostumado a ver nos processos de revitalização e divulgação de sítios históricos os antropólogos e historiadores serem sobrepujados por aqueles "que sabem vender o produto".

Até bem pouco tempo aqui no Brasil, algumas secretarias de cultura eram também de turismo. Ou seja, governantes e segundos escalões obtusos quando ouvem falar em cultura sacam logo o prospecto turístico.

É essa falta de proporção entre a tentativa de manuntenção do espírito histórico e a acessibilidade que preocupa. Não demora muito, o cara sugere a instalação de um quiosque do McDonald ou a implantação de algum módulo que dê "um pouco de modernidade ao local".

Para terminar, desculpe pelo termo usado no final, mas, claro, era um trocadilho com a famosa frase sobre o rei mitológico.

E bons sucessos na empreitada.

Reply

18 AmilcarTavares 02/07/2009 at 22:35

Tem razão. Com toda a história e riqueza cultural, sem falar na fauna e na flora, é deprimente ver publicitados o samba, as morenas de fio dental e as praias.

Reply

19 jandir 04/07/2009 at 06:59

mikha, samba tambem é cultura, se calhar a maior expressao cultural do brasil e praias é umas das suas atraçoes, quanto aos fio dental , isso é um convite claro á protituiçao, e tens toda a razao. mas em CV uq nos vemos? nem o fio dental. onde esta o gabinete de promoçao turistica para o pessoal de mkt e publicitarios ao menos fazerem uma coisa? nem isso. o antigo promex foi estinto e agora é uma agencia imobiliaria , era suposto ser uma agencia para atrair investidores, mas nao so da area do turismo, mas sempre ouvimos dizer q certa empresa vai investir em CV mas nunca ta la a CVI, ta presente somente para vender terrenos. e uma agencia para "vender" o nosso turismo cultural era interessant, na boa vista nao ha somente praias, mas ha uma cultura muito forte e muito propria, e agora cheio de pessoal do interior de santiago é mais forte ainda com o batuque etc, onde estao os mkt a propagandar isso ? onde se ve 1 folheto sobre saninclau ou santo antao ou brava? mesmo sao vicente onde esta a promoçao cultural dessa ilha???????

amadorismo completo….

Reply

20 AmilcarTavares 04/07/2009 at 12:57

:D Enviar-te-ei por e-mail um folheto surreal do marketing feito pela TACV que me enviaram. Feito no Microsoft Word, com um texto feito com o WordArt , umas fotos e uma tabela com destinos e peços.

É de partir o coco a rir!

Reply

21 Orlando Alcobia 08/07/2009 at 17:30

Amilcar, ja agora não posso ter essa preciosidade tambem?

22 Nivaldo 09/07/2009 at 21:50

Aproveito para congratular o Amilcar, que talvez não se lembre de mim, mas que conheço desde os tempos de ‘minino’ na Assomada, pelo seu blog sempre inovador e com temas de interesse.

Em relação ao que se tem discutido aqui, e por ser algo que me toca particularmente, uma vez que exerço a minha actividade profissional nesse sector, penso que existe um ‘cuspir no prato que se come’ quando se fala tão mal do ‘turista all inclusive’ que geralmente gasta mais de 1000 euros para passar 1 semana em Cabo Verde.

(…)

Reply

23 Nivaldo 09/07/2009 at 21:52

(…)
Eu, particularmente, nunca seria um turista ‘all inclusive’ mas falando de forma aberta, que mais tem a ilha do Sal ou a recente Boavista para oferecer como produtos isolados? …raciocinemos de forma imparcial.

Cabo Verde cada vez mais tem que apostar num produto mais ‘completo’…e nisso toda a gente concorda, não apenas praia e sol, mas também cultura…mas para isso teríamos de ter sempre a junção de 2 ilhas, sal ou Boavista + 1. Em termos culturais ainda existe muito por fazer e não valerá a pena tecer comentários nesse sentido. A cidade Velha deu o 1º passo mas continua a haver um grande caminho a percorrer, pois um destino não se compõe apenas do ‘ponto de interesse’ mas também das acessibilidades, da integração da comunidade local e de outros factores que devem agradar a quem chega e devem servir quem lá vive.

E Cabo verde é um destino caro! Os transportes internos continuam tremendamente caros e as infraestruturas ainda não as temos.

(…)

Reply

24 Nivaldo 09/07/2009 at 21:52

Ver nos turistas ‘all inclusive’ os ‘burros’ é ter uma visão no mínimo míope… ou não, ‘burros’ pelo facto preferirem o nosso Cabo Verde a destinos como o México, onde para além de praias de Cancun tão boas quanto as nossas, ainda conseguem ‘tocar’ na cultura maya na Riviera mexicana…

Os turistas não preferem tomar todas as refeições no hotel sem contacto com o destino que visitam…essa é uma visão errada. Fazem-no porque consideram que não dispomos de condições sanitárias ou de segurança mínimos. Estarão errados? Acredito que sim, mas o facto de haver uma grande procura pelo produto ‘all inclusive’ significa apenas que fazemos mal o nosso trabalho de casa: PROMOVER CABO VERDE COMO UM DESTINO SEGURO E COM ÍNDICES DE QUALIDADE EQUIPARADOS AOS DOS PAÍSES DE ORIGEM DOS TURISTAS.
E lembrem-se que estes turistas não são cabo-verdianos e não têm de saber tanto sobre o nosso país como nós orgulhosamente sabemos.
(…)

Reply

25 Nivaldo 09/07/2009 at 21:53

Cabo Verde é um belíssimo destino mas antes de mais tem de saber posicionar-se enquanto oferta, saber qual o seu ‘real’ valor e competirmos com os verdadeiros destinos ‘concorrentes’ e não com aqueles mercados com os quais continuaremos a perder.

Este Verão a Abreu e a Entremares simplesmente cancelaram os charters que teriam a partir do Porto para Sal e Boavista, mantendo apenas as partidas de lisboa…são alguns milhões que se vão embora e porquê? O produto ‘caraíbas’ tornou-se mais barato em resultado da recente gripe e as pessoas não se importam…e viajam para lá!

(…)

Reply

26 Nivaldo 09/07/2009 at 21:53

O aeroporto de São Vicente que já deveria estar a receber voos internacionais, obrigou a Soltropico a cancelar uma gigantesca operação charter para este verão! São outros milhões que se vão! E em ano de crise!

Temos de repensar o nosso modelo de Turismo ‘insustentável’ desenhado por NÓS, e não pelos grandes clubhoteis all inclusive, porque eles fazem propostas, nós é que as aceitamos.

A insustentabilidade do nosso turismo não é culpa dos hotéis all inclusive ou dos turistas all inclusive, mas é um estigma nosso que temos nós de saber resolver.

Saudações assomadenses

Reply

27 Nivaldo 09/07/2009 at 22:01

E em relação às lowcosts, Cabo Verde poderá ter algo a dizer, não como destino lowcost pois a procura não será suficiente para compensar a tal 'contracção' de preços, Talvez sim, no futuro quando uma certa companhia irlandesa se lembrar de atacar 'em formato' lowcost, os destinos de longo curso e abrir um 'hub' algures entre África, Europa e América.

Reply

28 Orlando Alcobia 10/07/2009 at 09:01

Nivaldo, se tu és da área eu também sou! E não tenho uma visão míope! Simplesmente temos diferentes formas de ver o turismo! Primeiro fazes uma apologia aos All Inclusives mas ressalvas logo que nunca serias um turista desses! Porque?
Depois dizes que em termos culturais temos muito para fazer… podes me dar exemplos? Cultura não sendo algo que se inventa de uma hora para a outra, so se pode apostar na divulgação do que já existe! E não sei se tas a par mas quer a cadeia Riu, como o grupo Ventaglio (só para te dar 2 exemplos) fecham frequentemente a porta a propostas de divulgação da cultura cabo-verdiana nos seus hotéis! Já agora diz-me o que achas das belas arquitecturas ARABES de todos os hotéis Riu em território cabo-verdiano e quais as suas implicações na percepção dos turistas em relação à cultura do país!
!

Reply

29 Orlando Alcobia 10/07/2009 at 09:04

Seguidamente vens com o exemplo do México para defender os All Inclusives! Mas porque não dás o exemplo da República Dominicana? Podes me dizer qual o benefício que a população da R. Dominicana tira do seu turismo? Exactamente o mesmo que tiram agora os cabo-verdianos!
Vê lá… eu a pensar que Cabo Verde teria uma boa oportunidade de negócio com a gripe suína nas Caraíbas, afinal os afectados fomos nós! Os turistas não se importam com a gripe suína? Se realmente és da área como dizes (e não duvido) deves saber muito bem quais os efeitos que já se fazem sentir principalmente na afluência de turistas europeus para o México!
Por fim pelo menos concordamos em alguma coisa! O nosso turismo é insustentável! E agora tenta adivinhar porque que os nosso políticos aceitam as propostas dos All Inclusives… talvez a ordem dos Arquitectos com o seu ultimo comunicado te esclareçam a 100%.

Reply

30 Orlando Alcobia 10/07/2009 at 09:20

Só para terminar… o turista All Inclusive gasta 1000 euros por semana em Cabo Verde! Podes-me fazer a divisão de quanto desses 1000 euros vao para o hotel, quanto vai para o estado em impostos, e quanto ficam retidos pela populaçao em virtude do comercio adjacente? Basta olhares para as infra-estuturas de utilidade publica, e para o comercio existentes na ilha do Sal (a primeira a enverdar pelo All Inclusives) para ficares com a resposta!

Reply

31 Nivaldo 10/07/2009 at 12:45

Orlando, não está em questão a 'viabilidade' economico-social dos projectos 'all inclusive' mas a verdade é que nem todos os países se podem dar ao luxo de não os ter,,,Se Cabo Verde tem capacidade para desenvolver um turismo diferente desse? Perfeitamente, mas essa deve ser uma aposta nossa,,,e não deste ClubHoteis. Eles fazem o trabalho deles, nós temos de saber fazer o nosso..quando se fala de falta de integração paisagística ou de falta de sustentabilidade das ofertas culpamos os hotéis…mas os projectos são apresentados e é preciso que sejam aprovados para que sejam finalizados…Os problemas do 'Cabo Verde turístico' vão muito para além do sistema 'all inclusive' porque o turismo cresce na direcção que nós quisermos que cresça, mas é preciso escolher uma!

Reply

32 Orlando Alcobia 10/07/2009 at 13:24

Perfeitamente de acordo!

Reply

33 Orlando Alcobia 09/07/2009 at 10:39

O grande problema e que parece que quem manda no turismo nao esta a ter em considerecao a escassa area geografica que Cabo Verde tem, e assim ao permitir a construcao de uns 5 AllInclusives com uma capacidade media de 1500 quartos cada um como esta a acontecer na Boa Vista por exemplo, esta a esgotar toda a capacidade de carga da ilha nao permitindo mais um retrocesso e uma aprimoracao do turismo deleneado inicialmente! Infelizmente Cabo Verde nao e nenhuma Angola ou Mocambique onde pela extensao dos seus territorios poder-se-a fazer experiencias e alguns erros que sempre restarao sitios onde fazer turismo de qualidade! Pela sua dimensao geografica, em Cabo Verde tem que se pensar muito bem antes de aprovar qualquer projecto pois tem-se a obrigacao de se acertar QUASE tudo a primeira! E neste momento parece-me que a unica ilha que podera estar a salvo das politicas seguidas ate agora e a ilha de Maio.

Reply

34 Orlando Alcobia 09/07/2009 at 10:41

!Dessa forma estamos numa encruzilhada! Vamos optar em captar o turista europeu de classe media, aquele para o qual Cabo Verde esta-se a expecializar com os seus All Inclusives, um turista sem a minima preocupacao de valorizar o que e nosso, sem querer explorar o que o povo cabo-verdiano tem para oferecer e dessa forma sem ser capaz de criar uma economia local adjacente a industria hoteleira, e que tem como unico objectivo tirar partido da exploracao das nossas ESGOTAVEIS riquezas naturais?
Ou deveremos tentar captar o turista de classe media alta ou alta, que procura destinos de exclusividade, sem a tao propagada massificacao, e que pelas suas preocupacoes culturais (e aqui nao confundir cultura com patrimonio como algumas pessoas fizeram em comentarios anteriores) tendem em gastar grande parte do seu orcamento para as ferias em experiencias de contato directo com a comunidade local? E Cabo Verde tem todas as caracteristicas geograficas para os captar uma vez que oferece um exotismo impar a poucas horas de voo dos seus paises de residencia!

Reply

35 jandir 09/07/2009 at 18:59

orlando espetacular es fala bossa.

bo toca na ponto exacto, tcham so exemplificob. sal tem ou tinha 1 grave problema de nome : porto da palmeira, pk el é pequeno e barcos ta fca na fila pa trca e traze produtos pa sal, q é 1 ilha em nada virod pa agricultura.
boa vista ca ta mut longe a nivel de agricultura so q la é pior, porto é muito mais pequeno q sal e ta traze constrangimento enorme, ta faltas ate gaz pk ta tem filas enormes de barcos pa traca. erro de sal q ainda ca foi corregido ainda tita decorre na boa vista. la ja tem 2 ou 3 hoteis de 5 estrela com pelo menos 1000 camas mas manera q no ta alimenta ques hotel se 1 barco pode fca 3 ou 4 dia pa tenta traca. ano passado uns amigos meus ba de sal pa boa vista de barco pa ba oia festival de praia de cruz es ca oia nada, es passa festival tud na barco pk quel barco tava em lista de espera pa traca. pessoas fca na barco imagina , gaz ou alimentos ….

Reply

36 Orlando Alcobia 09/07/2009 at 10:42

Para mim claramente deveriamos apostar no segundo tipo de turista, pois mesmo sendo um turista que nao se adquando num turismo de massas (como o praticado em Cabo Verde) e capaz de gastar tanto dinheiro como 3 turistas de classe media juntos! No final das contas ate se poderia ficar a perder 1/4 ou 1/3 das receitas geradas anualmente pelo turismo massificado, mas sempre se salvaguardava o patrimonio ambiental e a sustentabilidade futura do turismo cabo-verdiano! Porque nao nos podemos esquecer que quando se esgotar as fontes naturais em Cabo Verde (e a desova das tartarugas sao uma delas, olhe-se para o exemplo das Galapagos) nem o turista de massas ira querer voltar! E ai ficamos com enormes mamarrachos a beira mar plantados sem nenhuma serventia!
Mas infelizmente o segundo tipo de turistas de que lhe falei tem alergia aos All Inclusives!
(desculpa pela dificuldades sentidas pela falta de acentuacao, mas estou com um teclado em ingles)
Um abraco

Reply

Leave a Comment

CommentLuv Enabled

Previous post:

Next post:

</